quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Parabens Xaleca...três anos

Há uma luzinha sempre a brilhar sobre nós...dia de 3ªaniversário, juntos.


Srs fulanos e fulanas de tal...
Andei distante...andei distante do blog, não de forma voluntária mas porque uma sucessão incrível de acontecimentos me fez ficar um pouco mais distante. Tinha dois pequenos textos prontos a publicar mas o pc portátil que tinha, acabou por fumegar mais que um very-light e eu sem saber porque, pu-lo cá fora da cabine para que fumegasse em paz...talvez tenho perdido tudo mais uma vez. A par disso andei também um pouco ocupado com outras coisas, relacionadas com trabalho, com familia e com algumas coisas já combinadas para Dezembro que me foram ocupando, digamos assim o tempo.
Faz hoje precisamente 3 anos que a Xaleca me foi apresentada e atribuída. Faz hoje 3 anos que timidamente lhe puxei a baraça da buzina para que ela soasse, fundo, o inicio da sua vida como peça fundamental no transporte de mercadorias. A primeira viagem, foi a Montecassiano a Itália, o primeiro "toque" (uma cancela de portagem em França, que não se levantou á nossa passagem), a 1ª avaria (um tudo de água da sofagem que se soltou, inundando o habitáculo), o 1º embarque (Barcelona-Génova), o 1º acidente (um mercedes que se meteu debaixo da pequena em plena VCI), o 1º controle ( em França, pois claro) e a 1ª e única multa em 3 anos...na Alemanha 129€ por falta de Toll Collect). São ligações...é aqui que vivo enquanto ausente, é aqui que me abrigo quando exposto é aqui que me refugio quando quero estar só.
Hoje, dia 5 de Janeiro, bebo um copo como quem festeja um aniversário de um amigo, felicito-me por não ter tido problemas graves ou mesmo ligeiros com o camião que um dia me caíu em mãos. Tivemos as coisas do costume...uns furos, um ou outro dispositivo electrónico que se reformou mais cedo que nós e nada mais. E Estou hoje, dia 5 de janeiro, no mesmo local onde orgulhosamente parqueava a Xaleca pela 1ª vez, para a 1ª noite dentro dela, há 3 anos atrás: em Alsásua.
Fizemos juntos grandes viagens, juntos enfrentámos nevões, tempestades, noitadas a bater estradas, dias de calor, cargas pesadas, controles de rotina, subidas íngremes, descidas sinuosas, dias felizes e dias de alguma tristeza, mas sempre juntos...e amigos.
Encontro-me a fazer neste momento a última grande viagem na 07...a xaleca vai agora encontrar um novo "dono", alguém que a trate como coisa própria sua. Talvez não me embargue ainda a emoção do que escrevo, ainda faltam uns dias para a parquear definitivamente no parque e dela retirar o conteúdo que lhe pús e deixa-la assim, o melhor que puder para o seu novo residente, mas sei que esse dia chegará e com ele um pouco de tristeza, apesar de receber uma nova companheira que espero me seja tão cúmplice e amparo como foi esta. Recordar as viagens juntos, os becos por onde andámos e de onde sempre saímos, recordar a Sandalita e tudo o que ali de perde assim...o primeiro amigo que se levou connosco numa viagem, Avelino, saber de cor cada pessoa que por cá passou, a ultima...
Quero agradecer em nome da xaleca a algumas pessoas:
Logicamente a quem ma distribuíu, Jose Lopes de Sousa, ao Zé Ricardo que foi o nosso 1º operador, ao Bruno Melo, Ilidio, Paulo Pereira e Luis Pina, the last but not the least, Manuel Pinto (mecânico da empresa), ao Nicolas, Bruno Bordas e Agostinho Ribeiro por a terem tratado bem quando a conduziram. Meu irmão e cunhada que a apadrinharam. Á eterna Sandalita pelo espólio sentimental que deixou, Ao Avelino, ao Luis Moreira e ao Patacas, que lá dormiram algumas vezes. Nuno Ferreira e Zé Antunes pela camaradagem sóbria que emprestam. Ao Jorge Pereira e Anabela Carvalho da Beiracar que sempre nos receberam bem aquando das manutençoes. A vós todos que acompanhais aventuras e odisseias nossas, o nosso obrigado...

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns... Este texto transborda de ti, da pessoa especial que és!
Beijinho
Mi

Anónimo disse...

boa sorte com a tua nova "burrita" e boas viagens.

ps:quêm indicou o teu blog foi o patacas.

cumps

Susana Antunes disse...

Parece que não mas a maior parte da nossa vida é passada na caminete... e quer queiramos quer não... cumplicidade é coisa que não falta...
Parabéns por esses 3 anos... e que a próxima caminete te traga muitas e boas memórias...
Um abraço nosso....

Anónimo disse...

Adeus Xaleca 07!

Para sempre no meu coração.

Beijinho
Sandalita

AmSilva® disse...

3 anos passam depressa, ou devagar depende do que nos lembramos , rápidas as lembranças de momentos felizes!!
Na nossa vida, acabamos por conhecer melhor o camião que as ruas da terra que nos alberga aquando do regresso a casa, sim a casa, porque o lar acompanha-nos, pelo menos eu assim penso: o Camião é o meu Lar !!
Abraço, boas viagens!!