sábado, 26 de maio de 2012

Oh "catastrófe"

Sr fulano de tal...

   O calor aperta e a viagem inicia-se sem grandes perdas de tempo. Voltei a deixar voar o meu corpo numa deriva controlada a metro e meio do asfalto. Sinto-lhe o calor e a cor negra que o absorve. As vezes que subi a A25 ou as que passei o arame farpado das nossas fronteiras aínda não bastaram para que não saia sempre triste e em tons de despedida de um sol, de um país, de amigos e familia...é como tentar meter a vida numa mala e arrancar por dias consecutivos e ter a noção que ficam para trás. Assim que se passa a fronteira, seja ela qual fôr, o dia deixa de ser mais um dia e passa a ser um dia a menos para o regresso. É esta a única bagagem imaterial que trazemos e onde transportamos as pessoas e coisas que sabemos fazer-nos falta, sejam as circuntâncias que forem.

   O dia começa a pousar...olho pelo espelho retrovisor e vejo o sol poente como que suspenso sobre a linha do horizonte, o céu incendeia-se e daí a pouco as luzes acendem...perde-se o sinal rádio da Antena 1, a rede de telemóvel já é sujeita a roaming e dá-se o "clique"...Fica Camões e entra Cervantes. Sintonizo a Rádio Nacional Espanhola e tento abstraír-me do sossego que já impera aí no meu interior. Será assim até Frankfurt, destino desta viagem que ainda realizo...com a tal bagagem imaterial que carrego em mim, mais enriquecida pela dupla alegria de encontrar duas pessoas que me leiem e que me reconheceram mal meti a cara de fora da camioneta depois de uma noite bem dormida por aqui, por ler o blog, e por ter reencontrado dois amigos que fiz ( os mesmos, familia Antunes) na última area de serviço da Alemanha quando já regressava a Portugal. Um grande e feliz momento, diluído num café tranquilamente tomado e devidamente documentado por fotos. Abro o porta-moedas com um gosto especial, abro a bagagem e arranjo um cantinho onde meter mais dois amigos que de forma curiosa conheci.

   O dia fechou-se assim na fronteira de Aachen numa sessão fotográfica hilariante talvez aos olhos de quem nos visse programar a máquina fotográfica, clicar, pousar e ir a correr para o cenário e chegar á 5ª tentativa e nada...nada de jeito. Mas de todas as fotografias que se tiraram para perpetuar o momento, sobraram algumas que servem de esboço ao desenho do quão bom foi encontrar pessoas que estão de bem com a vida. Verbo sorrir em riste.

   A manhã nasceu cedo...a luz da aurora invadiu-me a cama ás 5 da manhã. Arrumei a cama, abri cortinas e mostrei de novo a cabine ao mundo. Um duche, um café e munido de vinheta para circular no Benelux. Volto a ver o sol em crescendo pelo retrovisor enquanto desapareço de Aachen Bélgica dentro. O dia inspira. Paragem para abastecer no Luxemburgo e tempo para um café com um amigo de longa data, meu conterrâneo.
    Mais uma pausa feliz. Anoiteci em Montargis, França, esticando ao máximo o horário para conseguir sair de França antes das 22 horas de hoje.

    - É hora de acordar, são três horas e quinze minutos- diz-me uma voz feminina programada no despertador do telemóvel. Primeiro round: Eu 1 - Despertador 0. Quando me levantar procuro-o debaixo de um dos pedais... Desperta o outro telemóvel...é mais irritante e como não lhe chego deitado, ergo-me e pronto...empate e eu rendo-me á vertical. Avanço de madrugada para evitar os turistas  franceses que gostam de invadir a estrada rumo a uma area de serviço fazer um piquenique...Com o dia chega também a parte mais larga da estrada, duas faixas desde Vierzon até Limoges, aumenta o tráfego e o calor. Umas obras e o cheirinho a verão nas filas que criam. Tempo para observar as pernas despidas que descuidadas se mostram a quem as vê sem quer de cima. Um cheirinho a seca e tempo perdido em filas desorganizadas originadas pelas deslocações das pessoas que viram chegar o dia de ir de férias, merecidas ou não, ei-los que estorvam e que se desorganizam.

- Catastrófe- digo eu em tom Ûcra-Lusitano. Não me vou safar assim. Mas quis a viagem continuar a ser agradável e assim consegui hoje, estar um pouco exposto ao frio nocturno de Alsásua, muito perto já da zona dos Pirinéus. Daqui a poucas horas volto á estrada com destino a Viseu e a parte material da bagagem que deixei, mas quebro aqui desde já a regra de só falar no final da viagem.
   O cromatismo dos dias e das viagens insiste em coisas muitas vezes repetidas mas desta vez foi tão diferente: Fiz dois amigos e voltei a trazer a viola, ainda que em silêncio, ela veio comigo. Vem sempre...ás vezes sem cordas. Fiz dois amigos.

5 comentários:

AmSilva® disse...

Quase !!!
Mas haverá mais oportunidades, como já ouvi em tempos: há mais marés que marinheiros!!
Boas viagens!!

Susana Antunes disse...

Caro amigo...
Foi um prazer conhecer quem está por de trás de tão sábias palavras...
Um ser igual... mas distinto... que tem o dom da palavra... que tem a capacidade de transmitir ao mundo aquilo que vivemos... aquilo que sentimos... aquilo pelo que passamos... mas sobretudo aquilo que somos...
Pessoas inteligentes... pessoas bonitas... por fora e por dentro... pessoas humildes... pessoas de confiança... pessoas com altos e baixos... pessoas que apesar de andarem num camião têm vida... uma vida bela cheia de coisas maravilhosas para partilhar...
Por isso só me resta agradecer-te e desejar que continues sempre a marcar a diferença...
Um grande abraço nosso e boas viagens... ;)

P.S. Já sabes... sempre que vires a panchita apita... ;)

JP disse...

è o que tem de bom essa vida é poder conhece pessoas simpáticas como os Antunes!!
Um abraço e continuação de boas viagens!!

Anónimo disse...

Olá Joca, desejo que estejas bem!
Relativamente ao meu mail, é o seguinte: como deves ter percebido aquele mail é profissional: bse/scrapie e, o gestor da informática está a uniformizar todas as caixas de correio de modo a receber somente mail's profissionais ligando o mail ao outlook. O que deve tar a acontecer é que todos os mail's externos já não estão a entrar na cx postal (até pq já me tinha apercebido desse facto). Posteriormente aquele dia em que tivemos no chat ainda tive acesso ao exterior pelo que, ainda te vi uns dias online e meti conversa ctg mas, deverias tar a conduzir ou ocupado e não respondeste...ou então já coincidia com eles andarem a mexer na rede e no servidor. O mais certo é a nossa cx postal ficar somente ligada ao outlook profissional e, se isso acontecer terei mesmo de ter um outro mail ate pq trato de coisas para mim pessoais por mail mas, até saber ao certo, vou aguardando a ver onde param as modas. Então enviaste mail para o meu hotmail antigo, será que a conta ainda está activa?? Será que tenho forma de activar isso? Vou entrar em contacto com a equipe do hotmail a ver como está essa conta.Aborrece-me isso de ter mais que um mail para gerir...era tudo mais prático se fosse só um mail mas, normas internas valem o que valem. Até lá, tento comunicar por aqui e, vou dando noticias sempre que me seja possivel.

Bjinho e fica bem.

Anónimo disse...

Ola Joca,
já tenho activo o meu hotmail. Juntamente com a equipe do hotmail consegui activar novamente este mail e so tive de mudar a pass. Este tb será o meu mail pessoal uma vez que o outro sera exclusivamente profissional. Tentei enviar-te um mail do hotmail mas não consegui, ou seja, ele vem devolvido. A propósito, não tinha nenhum mail teu lá na cx postal...talvez pq ele estava desactivado, não sei. Tenta mandar agora a ver se já recebo mail's.

bjinho. fica bem.