domingo, 7 de março de 2010

O meu rádio de ondas curtas


sr fulano de tal...

Vai diminuindo o coro dos aquecimentos de parque, as noites vão clareando mais cedo...para trás parece ficar a dependência do aquecimento para passar a sr apenas opção. Dependo do local onde se durma. Já dormi esta semana duas noitas sem ter que recorrer ao mecanismo mágico que nos aquece pelo menos o corpo. Os dias tornam-se maiores.
Muda agora a rotina de novo...acordar pelas 4 da manhã e andar até o sol romper...aí cresce em mim uma firme e incontornável vontade de parar a cabine virada para nascente e esticar-me nessa hora. Uma pausa de 45 min que passo a dormir, geralmente, porque enquanto a intensidade de luz vai crescendo cada vez mais, os olhos, vindos do escuro vão-se adaptando exigindo pois um certo esforço e daí sentir aquela moleza que sinto ao romper da luz. Aquela pausa ou corte, como se siz na giria, deixa-me tão bem disposto.
Há uma nova rotina porém que agora me ocupa ao longo de toda a manhã...o Pai Natal trouxe-me um rádio de ondas curtas e assim já posso ouvir as emissões matinais e vespertinas da rádio Antena 1 Internacional. Tem uns horários malucos, as frequências variam muito mas lá vão ficando já mais ou menos sabidas a olho e com mais ou menos qualidade de sinal tento-me manter informado e actualizado daquilo que diz respeito á musica Portuguesa. Raro o momento musical que não seja em Português.
Á noite, mais ou menos a partir das 20 horas, o meu pequeno equipamento já não apanha nada em Português a não ser uma emissão russa que transmite noticias da Russia em Português. Mas é nessa hora que parte considerável das comunicações cessam, há uma maior facilidade em ouvir em am as emissões do RCP ou seja a Rádio Clube Português. Ouve-se o programa diário sobre futebol dirigido pelo Fernando Correia que se inicia ás 19 e termina por volta das 20 e 30. Se por um lado até que agradável ouvir falar de futebol de quem dele percebe, já por outras se torna lamentável ouvir o programa porque tem linha aberta á opinião do ouvinte e a tónica geral é dizer-se o que se quer e apetece sobre os Portistas. Uma sensação nitida da escolha das chamadas a ir para o ar surpreende-me. Em cada 10 que achincalham Portistas como adeptos e como pessoas, lá vem um ou outro lembrar que é de futebol que se trata...ou de outro qualquer tema desportivo mas sempre com um convidado. Enervo-me e desligo e faço-o porque depois do programa a grelha é quase toda ela preenchida de musicais, não que eu não goste de musicais mas os noticiários escasseiam e a musica e maioritariamente em lingua estrangeira. Tipo, tenta-se a emissão am da Antena 1 mas o sinal é tão fraquinho que ponho na rádio nacional Espanhola e assim vou estando mais ou menos informado do que se passa.
E cada dia é diferente mas todos os rituais iguais...e quando sigo aquela rotina sinto a falta do gesto que não fiz. Acordar com o despertador e programa-lo para 15 min mais tarde e tentar voltar ao sonho que já nem lembro o que era, esticar o braço e dar á chave, aquecer um pouco o motor, carregar o ar, descarregar um pouco o ar para a humidade nele diluída não crie qualquer especie de particula solida na tubagem do ar dos travões...levantar, meter qualquer coisa á boca e ir comendo qualquer coisa enquanto o corpo vai despertando também. Espreito que tempo tenho de descanso contínuo, pôr música e vestir e arrumar a cama e cabine a cantar...Ao abrir as cortinas estou a apresentar-me ao mundo, a apresentar-me a mais uma etapa. A água fria desperta o mais adormecido dos rostos. Trata-se da higiene pessoal. Arde um cigarro sempre que tomo o café que sabe tão bem ainda com a noite cerrada antes de arrancar. Ultimos preparativos e lá sigo...já sem cantar mas agora atento ao que aconteceu enquanto adormeci. E há uma enormidade de coisas que acontecem enquanto durmo...
E espero agora todas as manhãs que se inicie a emissão da Antena 1, a onda é curta, é certo, mas chega onde as outras não chegam...

Sem comentários: